segunda-feira, 8 de junho de 2009

Apresentação

Meu intuito ao criar "do grego Strategia" é gerar discussões sobre estratégia aqui no Brasil. Existem muitos blogs com reviews e session reports de jogos mas tanto na Ilha do Tabuleiro quanto nas listas não vejo muita discussão sobre caminhos para vitória e afins.
Não pretendo com esse blog dar uma "solução" definitiva para nenhum jogo assim como também não tenho a pretensão de ser uma "autoridade" no mesmo, apenas quero dividir algumas nuances e visões diferentes para os jogos que eu tenha uma boa quantidade de partidas e % de vitórias/pontuação bem alta.
Um comentário importante é que eu NÃO recomendo a leitura para quem nunca tenha jogado nenhuma partida do jogo em questão já que boa parte da graça dos jogos listados é justamente ir melhorando na famosa "learning curve".
Algumas notinhas rápidas já que pretendo fazer referência sempre a esse tópico para a galera novata que chegar no blog:

1) Eu não pretendo fazer reviews do jogo aqui e nem pretendo que você saiba se o jogo é legal ou não por aqui. Se eu estou escrevendo , certamente trata-se de um jogo que eu gosto bastante e que já joguei várias vezes.

2) Eu uso termos em inglês e não traduzo as cartas , se você tem algum problema com isso, recomendo o Google Translator.

3) Comentários, contra-argumentos, outras opiniões são sempre bem-vindas :)

Acima de tudo , o maior propósito desse blog é mudar um pouco a visão das pessoas sobre a profundidade dos jogos e discussão sobre estratégias, coisa pouco vista por aqui!

6 comentários:

  1. Grande Fel,
    Ótima idéia.
    Boa sorte.
    Sempre que possível participarei.

    ResponderExcluir
  2. Excelente análise. Parabéns!
    Vou testar algumas das idéias e preparar-me para encontrar com quem usa estas estratégias na mesa. Só que na minha visão, os jogos alemães não seguem todos esta mesma idéia de "pegue recursos e dinheiro - faça pontos". Eu já ganhei ND pegando pontos desde a "era A". Mas enfim...

    ResponderExcluir
  3. Fala Formiga!

    Te espero em Sampa 4-5 de julho e obrigado ;)

    Skip, concordo com você, isso é só uma visão bem genérica que , em alguns casos, dá certo, inclusive no ND, como você pode ver pela análise alguns personagens dando 5-6 pontos (e até a hostess com 3vp/1cubo) são boas opções na Era A!

    Depois me conte o resultado das suas partidas ;)

    Abrax,

    Fel

    ResponderExcluir
  4. Boas Fel,
    parabéns pela iniciativa vou estar de olho na estratégia! :)
    ND é um dos meus jogos favoritos e o único onde posso gavar-me que entre amigos tenho quase 90% de certeza que vou ganhar. Como dizes, tudo depende muito das cartas que nos são passadas, mas acabo por concordar que este jogo tem alguns "must do" que facilitam imenso a vitória.
    Já agora, do mesmo autor, não gostei tanto do ItYotD! O que achas desse jogo?

    Abraço de Portugal
    Carlos Abrunhosa
    http://jogoeu.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Fala ae Fel....

    Muito legal o Blog, Parabens!!

    JJ

    ResponderExcluir
  6. Muito legais as dicas e estratégias! Enviei o link para todos do meu grupo de jogos, pois assim encontro mais dificuldades nas partidas...hehehe

    Aguardo outras análises!

    Abraço,

    ResponderExcluir